domingo, 12 de junho de 2011

O incrível Battlefield 3 e o novo CoD: Modern Warfare 3

Nesta semana foram anunciadas na E3 2011 as novas versões de Battlefield da Electronic Arts e Call of Duty: Modern Warfare da Activision. Ambos em sua terceira geração impressionaram a todos e receberam muitos elogios do público e críticos, como era de se esperar.

Ao que se pode ver pelos gameplays exibidos na conferência, o Call of Duty, ambientado numa suposta Terceira Guerra Mundial, ainda segue a tão bem sucedida técnica shooter-cinematográfico, aonde as imagens nos levam a acreditar se passar numa Nova York sendo invadida pelo mar. No trailer exibido anteriormente à E3 era possível ver Inglaterra, França e Alemanha também.

Já Battlefield 3 foi lançado aos poucos pela EA durante o mês de março através de 3 trailers exibidos na internet em diferentes datas. Continham um gameplay impressionante de poucos minutos ambientados no ano de 2014 no Oriente Médio, precisamente nas fronteiras de Iraque e Irã aonde as forças armadas dos EUA lutam para manter a estabilidade da região.

É realmente muito difícil tirar qualquer conclusão sobre qual dos dois é melhor ou mesmo se um dos dois não seja bom, visto que, se você é fã de FPS, os gameplays já te deixam entusiasmado e te mostram exatamente o que você pode esperar. Entretanto, é preciso dizer que a evolução da linha Battlefield é impressionante.

Battlefield: Bad Company 2, o último grande shooter da Electronic Arts da linha Battlefield, é sim muito bom, mas a diferença dos dois é notável. Não é preciso ser um especialista pra dizer isso, mas nesta versão os gráficos estão melhores e mais reais. Você pode achar que isso é óbvio dizer, a cada nova geração de jogos os gráficos estarão melhores. É sim óbvio, mas ao que vemos do gameplay exibido pela Activision, isto não parece ter sido prioridade. Digo isto porque não enxergo muita diferença técnica entre o que foi feito em MW2 e neste gameplay do MW3.

Talvez como o próprio nome diz, Battlefield veio pra lançar uma nova geração de sua linha, enquanto MW3 será apenas um novo episódio (com uma nova história, novos personagens e novos inimigos) da linha Modern Warfare sem grandes diferenças na sua jogabilidade. Na minha opinião, isto necessariamente não é ruim pois o episódio 2 de Modern Warfare possui estes requisitos técnicos atingindo a nota 10, o que particularmente me tornou fã devoto da série.

Pra exemplificar o que foi a exibição destes dois jogos (que são considerados concorrentes diretos) nesta E3 o responsável pela comunidade da Infinity Ward (também desenvolvedora de Call of Duty), Robert Bowling, quando questionado sobre quais dos games era melhor disse “Deviam comprar os dois porque os dois serão jogos sensacionais. Recuso-me a dizer mal de Battlefield 3 ou da DICE porque penso que eles são fantásticos e sou amigo de muitos membros da equipe.”

Concordo que a resposta é boa, mas ao meu ver isso prova que o que foi mostrado de Battlefield 3 até agora, impressionou (e talvez assustou) até mesmo os seus concorrentes diretos.

Abaixo segue os trailers de Battlefield 3 e Call of Duty: Modern Warfare 3 que foram exibidos na E3 2011 e serviram de base para este post. Também abaixo um vídeo com a compilação dos 3 episódios de BF3 que foram exibidos aos poucos durante Março.

Battlefield 3



Call of Duty: Modern Warfare 3



Battlefield 3 – Episodes 1-3




Em 25 de outubro deste ano teremos o lançamento de Battlefield 3, enquanto CoD: MW3 chega duas semanas depois, em 8 de novembro.

Boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário